Sistemas especialistas são utilizados até mesmo na área de produção, como é o caso da Indústria de cimento. Os sistemas especialistas são utilizados para ajustar o tempo de cozimento dos ingredientes que forma o cimento, avaliando vários fatores como qualidade da matéria-prima, temperatura e pressão do forno; são utilizados com sucesso para resolver problemas não estruturados, em que a quantidade de variáveis de entrada é muito grande, ou quando a relação entre as variáveis não é bem definida, ou ainda quando o problema é muito complexo e não se conhecem bem todas as variáveis relacionadas ao problema.

Os sistemas especialistas utilizam como base quatro técnicas:

Regras de negócios

As regras de negócios são regras do tipo SE-ENTÃO. Como exemplo, poderíamos criar regras para a concessão de financiamento do carro, como segue:
Se renda>3 prestações então
perguntar sobre casa própria.
Se possuir casa for própria então
Perguntar se possui outros financiamentos
Se não possuir outros financiamentos então
Conceder o empréstimo.

Sistemas especialistas podem utilizar milhares de regras para apresentar um diagnóstico ou fornecer uma resposta a uma solicitação.

 

Lógica fuzzy

 

Esta técnica também utiliza regras de negócio, mas são regras mais imprecisas. Por exemplo, um exemplo é uma sala com ar condicionado. Uma pessoa que está dentro da sala pode classificar a temperatura da sala como quente, agradável e fria, sem necessariamente conhecer com exatidão a temperatura da sala. Então as regras de negócio poderiam ser:
Se a sala estiver fria então
Aqueça
Se a sala estiver quente
Esfrie a sala
Se a sala estiver com temperatura agradável
Mantenha a temperatura
Portanto, a lógica fuzzy é uma técnica que permite que os projetistas e sistemas trabalhem com estados imprecisos da mesma forma como os homens trabalham.

Redes neurais

 

As redes neurais se baseiam no modelo físico do cérebro, que consiste em uma grande rede de células simples (neurônios) interconectadas. No caso dos programas, é possível simular o funcionamento de uma rede neural possibilitando o “aprendizado” do programa. Esse tipo de técnica não utiliza as regras de negócios e sim dados históricos com os resultados obtidos. A rede se encarrega de “aprender” e, quando uma situação similar ocorrer, ela fornecerá o resultado apropriado.
Algoritmos genéticos
A técnica baseada em algoritmos genéticos utiliza o conceito de evolução de Darwin que afirma que ao longo das gerações os seres vivos sofrem mutações aleatórias e sofrem a seleção natural. Os sistemas baseados em algoritmos genéticos procuram solucionar problemas utilizando essa técnica “selecionar” a melhor solução.




Copyright © 2010 AIEC.