Resumo

Na economia moderna, o maior bem da empresa é o conhecimento que esta possui sobre os serviços exclusivos que oferece ou dos produtos que fabrica. O sucesso da empresa digital depende então diretamente da capacidade da empresa em criar, organizar e disseminar o conhecimento.

O conhecimento está disperso dentro de uma empresa. Todos os sistemas de informação são úteis para a gestão do conhecimento. Entretanto, a base de conhecimento utilizada na gestão do conhecimento deve ser bem mais abrangente envolvendo: conhecimento interno estruturado (chats, intranet, data warehouse, manuais de produtos, relatórios, etc.), conhecimento informal interno (vivência e experiência dos funcionários) e conhecimento externo do mercado, dos concorrentes e do ambiente de negócios.

Um dos meios mais eficientes para disseminar a informação é utilizar os chamados sistemas de escritório, que têm por finalidade aumentar a produtividade dos trabalhadores da informação dentro do escritório. Esses sistemas permitem o gerenciamento de documentos (criação, armazenagem, recuperação e disseminação), a gestão de agendas (agendamento de reuniões), os contatos (dados referentes a funcionários, fornecedores e clientes), as ferramentas de comunicação e os dados do escritório.

São utilizados sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) para ajudar na criação do conhecimento. Esses sistemas são específicos para trabalhadores que lidam com a criação do conhecimento como pesquisadores, projetistas e analistas.

E por fim, vimos os sistemas especialistas que têm por finalidade sintetizar o conhecimento de um especialista para automatizar a solução de um problema. Esses sistemas são baseados em conceitos de inteligência artificial e utilizam tipicamente quatro técnicas: aplicação de regras de negócios, redes neurais, lógica fuzzy e algoritmos genéticos. Os sistemas especialistas são compostos por: base de conhecimento, motor de inferência e módulo de diálogo. O motor de inferência é o módulo responsável pela aplicação das regras de negócio e definição da solução.

Os sistemas especialistas são indicados para a resolução de problemas não triviais, não estruturados e que ocorrem com frequência na empresa. Além disso, devem ser avaliados os benefícios que o sistema trará para a empresa em relação ao custo de projeto e implantação do sistema. Recomenda-se que a empresa só desenvolva um SI se já possuir um especialista na área que dará suporte e ajudará na construção da base de conhecimento.



Copyright © 2010 AIEC.