Em novembro de 2005, o banco contratou uma empresa Fair Isaacs, que unificou o cadastro de clientes do conglomerado e implementou uma ferramenta de apoio à decisão chamada de StrategyWare para a avaliação de crédito de clientes.

O sistema utiliza um modelo baseado em pontuação e em árvores de decisão para permitir o crédito ao cliente. Levou sete meses para ser implementado, e em menos de um ano já mostrava resultados expressivos. A taxa de inadimplência caiu em 40% nos créditos de curto prazo. O processo de avaliação do crédito é agora completamente automatizado, sendo que o gerente pode verificar a sua disponibilidade de forma rápida pelo próprio terminal.

O próximo passo será implementar esse sistema nos caixas eletrônicos e também no Internet Banking para que os próprios usuários possam solicitar e receber resposta instantânea pelo sistema, reduzindo os custos operacionais do banco e aumentando a satisfação do cliente.

O Banco Santander então precisou de um sistema que ajudasse a avaliar o crédito de um cliente. Para isso utilizou o chamado sistema de apoio à decisão que são sistemas que fornecem suporte computacional interativo Ad Hoc (consultas de informações únicas de um problema não programado e específico à situação) direto e imediato aos gerentes auxiliando-os durante o processo de decisão. São por exemplo, dados, tabelas, planilhas de custos, gráficos, fatos e informações de texto. Os SAD são úteis, por exemplo, quando o gerente de uma empresa deseja saber o melhor local para a implantação de uma nova filial.



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