
Em novembro de 2005,
o banco contratou uma empresa Fair Isaacs, que unificou o cadastro de
clientes do conglomerado e implementou uma ferramenta de apoio à
decisão chamada de StrategyWare para a avaliação
de crédito de clientes.
O sistema utiliza um modelo baseado em pontuação e em
árvores de decisão para permitir o crédito ao cliente.
Levou sete meses para ser implementado, e em menos de um ano já
mostrava resultados expressivos. A taxa de inadimplência caiu
em 40% nos créditos de curto prazo. O processo de avaliação
do crédito é agora completamente automatizado, sendo que
o gerente pode verificar a sua disponibilidade de forma rápida
pelo próprio terminal.
O próximo passo será implementar esse sistema nos caixas
eletrônicos e também no Internet Banking para que os próprios
usuários possam solicitar e receber resposta instantânea
pelo sistema, reduzindo os custos operacionais do banco e aumentando
a satisfação do cliente.
O Banco Santander então precisou de um sistema que ajudasse a
avaliar o crédito de um cliente. Para isso utilizou o chamado
sistema de apoio à decisão que são sistemas que
fornecem suporte computacional interativo Ad Hoc (consultas de informações
únicas de um problema não programado e específico
à situação) direto e imediato aos gerentes auxiliando-os
durante o processo de decisão. São por exemplo, dados,
tabelas, planilhas de custos, gráficos, fatos e informações
de texto. Os SAD são úteis, por exemplo, quando o gerente
de uma empresa deseja saber o melhor local para a implantação
de uma nova filial.