Este processo de tomada de decisão é válido para qualquer tipo de problema, mas a quantidade de dados e a complexidade do processamento dependerão diretamente da natureza do problema.

Os problemas são classificados em:

Problemas estruturados
- Os problemas totalmente estruturados são aqueles problemas que podem ser resolvidos pelo uso de uma série definida de passos. Em matemática chamamos esses passos de algoritmo. Nesse tipo de problema, caso tenhamos os mesmos dados de entrada, teremos sempre a mesma solução. Geralmente os problemas físicos e matemáticos são estruturados, por exemplo: qual a temperatura de congelamento da água, qual a área do prédio, etc.

Os problemas estruturados são, usualmente, chamados de problemas programáveis, porque como a solução se baseia em uma sequência de passos repetitivos a solução é muito fácil de ser programada.

Problema não estruturado - O problema não estruturado é aquele em que não existe um algoritmo a ser seguido para chegarmos a solução, seja porque não existem dados suficientes para a formulação de uma solução, seja porque existem tantos fatores que fica difícil processar os dados e termos uma única solução. Os problemas não-estruturados são problemas incertos, por exemplo: qual será o preço da ação de amanhã, qual será o tempo que fará daqui a um mês, etc.

Problemas semiestruturados - O problema semiestruturado é aquele que nem é totalmente estruturado e nem totalmente não estruturado. Neste tipo de problema só uma parte do problema possui uma resposta clara e objetiva. Por exemplo, qual seria a reação do consumidor se reduzirmos o peso do produto em 5%? Quais seriam os benefícios de abrirmos mais uma loja na cidade?

Os problemas estruturados exigem uma baixa complexidade de processamento tornando a implementação do SAD mais simples e rápida. A resolução de problemas semiestruturados ou não estruturados necessita de SAD mais elaborados que geralmente são mais caros e menos precisos, exigindo bom senso e mais experiência do administrador.



Copyright © 2010 AIEC.