3 - Sistemas de apoio à decisão – SAD

Como vimos, os sistemas de apoio à decisão são muito úteis nos estágios de concepção e seleção de soluções no processo de tomada de decisões da empresa. Esses sistemas permitem que o administrador tenha os elementos necessários para escolher uma solução dentre as várias possibilidades. Os SAD podem ajudar a empresa a melhorar a participação no mercado, aumentar a lucratividade, reduzir custos e melhorar a qualidade do produto. Os sistemas de apoio à decisão podem, a exemplo do que vimos no caso Banespa, automatizar o processo de tomada de decisões, analisando rapidamente uma grande quantidade de dados e oferecendo uma solução imediata para a demanda de clientes e funcionários.

A maioria dos SAD possui três componentes básicos: módulo de gerenciamento de dados, módulo de gerenciamento do modelo e módulo de diálogo.

Módulo de gerenciamento de dados - é composto por uma base de dados ou por uma data warehouse que permite ao administrador realizar o estágio de inteligência do processo de tomada de decisões. Um investidor pode, por exemplo, querer investir em uma companhia. Antes de aplicar o dinheiro na empresa, o investidor poderá procurar dados históricos da empresa, resultados, balanços para decidir se vai ou não investir.

Muitos SAD são completamente conectados aos outros sistemas da empresa facilitando assim a coleta de internos da empresa. Os dados devem apresentar as seguintes características principais: Idade adequada à situação de decisão em questão e Confiabilidade e relevância no processo decisório.



Copyright © 2010 AIEC.