Resumo

Vimos, nesse módulo, que o processo de tomada de decisões é muito importante para o sucesso das organizações, sendo uma das principais atividades do administrador.

O processo de tomada de decisões é composto de três fases: inteligência, concepção e seleção. A fase de inteligência consiste na coleta de dados sobre o problema e sobre as suas possíveis soluções. O administrador poderia se servir de SIG para coletar os dados. A fase de concepção busca identificar as soluções viáveis para o problema e por meio do processamento dos dados coletados, reduzir o número de soluções. Na fase de seleção as soluções viáveis são analisadas com bastante profundidade de forma a identificar quais os seus efeitos e resultados que seriam obtidos com a adoção de cada solução. Essa análise será a base da seleção da solução a ser implementada pelo administrador. As duas últimas fases da decisão poderão ser beneficiadas com o uso de SAD.

Existem basicamente três tipos de problema: problemas estruturados, problemas não estruturados e problemas semiestruturados. O problema é dito estruturado quando pode ser resolvido por meio de passos (algoritmo). Os problemas não estruturados e problemas semiestruturados não podem ser resolvidos por meio de algoritmos, exigindo análises mais complexas, exigindo bom senso e perspicácia por parte do administrador para a sua resolução.

Devido ao fato de os custos de aquisição e desenvolvimento de SAD serem caros, o administrador deverá avaliar bem a sua necessidade. Para isso o administrador deverá responder as seguintes questões: Qual o tipo de problema deve ser resolvido? O quanto ele é estruturado? Quais são os dados que estão disponíveis no banco de dados? Quantos funcionários vão usar o sistema? Os funcionários poderão ajudar no desenvolvimento do sistema cedendo tempo e dedicação do trabalho? Pois o envolvimento dos funcionários no desenvolvimento do sistema é essencial.



Copyright © 2010 AIEC.