| A
Americanas.com fechou o ano de 1999, após dois meses de operação,
com um total de vendas de R$56 mil reais e mil clientes cadastrados. No
ano de 2000, o lucro bruto foi de R$2,9 milhões, ou 15% da venda
líquida, entretanto, o resultado operacional acumulado foi negativo
em R$45,4 milhões. Ao final do ano de 2000, a loja possuía
175 mil clientes cadastrados e um mix diversificado de produtos com aproximadamente
25 mil unidades de produtos em estoque. Em julho de 2000, a empresa também
decidiu criar quioques-internet dentro das próprias lojas físicas
para melhorar o acesso de clientes que não tinham acesso à
internet. Ao final de 2000, as vendas nos quiosques internet representavam
10% do total de vendas da loja virtual, sendo que o sistema de televendas
representava 21%. Em 2003, a receita bruta ficou em R$274 milhões e com lucro de R$115,9 milhões. Em 2004, a loja virtual faturou R$434 milhões e obteve um lucro de R$64,1 milhões, uma queda de mais de 40% em relação ao ano anterior. No ano de 2005, a empresa faturou R$864,8 milhões, com um lucro líquido superior a R$100 milhões. Um resultado muito expressivo, pois devemos considerar que o patrimônio líquido da empresa está avaliado em R$150 milhões. Atualmente a Americanas.com possui um fluxo de 3 milhões de usuários ao mês. O caso de sucesso das Lojas Americanas não é um fenômeno isolado. Para se ter ideia do potencial da internet nos negócios, basta analisarmos o avanço do comércio eletrônico nos últimos cinco anos. Neste período, o faturamento do comércio eletrônico nacional aumentou cerca de 400%; o valor médio das compras cresceu 63% no período; o volume de vendas aumentou 254% e o número de consumidores aumentou de 700 mil adeptos em 2001 para 3,25 milhões em 2005 (dados da e-bit - www.e-bit.com.br). Portanto, vale a pena conhecermos como funciona a internet para aproveitarmos desse mercado em expansão. |
Copyright © 2010 AIEC. |