| 3
- Internet, intranets e extranets A internet tornou-se uma ferramenta importante para aumentar a produtividade da empresa. A empresa poderá utilizá-la para divulgar os seus produtos, receber, processar pedidos, efetuar pagamentos e realizar pesquisas. Com a internet, as empresas perceberam que essa nova tecnologia não apenas possibilitou a divulgação de seus produtos, a sua comercialização, mas também possibilitou um acesso privilegiado ao seu cliente. O cliente poderia conhecer rapidamente informações sobre a empresa, seus produtos. De forma análoga, a empresa tem um canal direto com o cliente permitindo um maior conhecimento de seus anseios, desejos, suas opiniões sobre a empresa e sobre os seus produtos. Mas se isso funciona com os clientes externos, por que não funcionaria com os seus clientes internos? Seus funcionários? Daí surgiu a ideia das intranets. A intranet é uma rede privada (só acessível pelos funcionários) que serve para disseminar informação de interesse dos funcionários dentro da empresa e também pode servir como ponto de acesso aos sistemas de gerenciamento e controle. Ela utiliza a mesma tecnologia da Internet podendo ser acessada da maioria das plataformas de computação, sendo fácil de utilizar visto que utiliza o próprio navegador Web. A intranet também melhora sensivelmente o trabalho colaborativo, permitindo a troca interna de mensagens e documentos, reduzindo os custos de distribuição da informação. A tecnologia permite também que a intranet seja acessada de casa ou de qualquer outro lugar pelo funcionário, utilizando a tecnologia de redes privadas virtuais (VPN – virtual private Network). Essa tecnologia permite que se crie, por meio de técnicas de criptografia, um túnel virtual entre o computador do funcionário ligado à Internet e o computador da empresa conectado a Intranet para que as informações trafeguem de forma confiável. Esse sistema permite que funcionários em trânsito possam consultar dados disponíveis na intranet de maneira segura. |
Copyright © 2010 AIEC. |