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- B2B e B2C Existem diferentes formas de classificar as transações de comércio eletrônico. A mais conhecida é a que leva em consideração a natureza dos participantes da transação que podem ser essencialmente de dois tipos: de empresa para empresa e de empresa para consumidor. No comércio eletrônico de empresa para empresa, também chamado de B2B (business to business), a venda é de bens e serviços entre empresas. Estima-se que o volume de transações entre empresas na internet seja superior a dez vezes o volume de transações entre empresas e consumidores finais. As transações comerciais entre empresas concentram-se em duas modalidades: a troca de informações, que se refere a preços, contratos, envio de documentos eletrônicos, e pagamentos. A modalidade de transação são os mercados e os leilões virtuais. No caso dos e-marketplaces, as empresas se cadastram em sites especializados que permitem aos seus associados disponibilizarem os seus produtos e comprarem produtos de outras empresas associadas. Nesse caso, as empresas interessadas podem negociar diretamente o preço dos produtos. Nos leilões, a oferta é pública e é a empresa que pagar mais ou a que cobrar menos que ganhará a concorrência. Atualmente o governo está incentivando a aplicação de pregões eletrônicos, principalmente em compras de baixo valor de forma a reduzir o custo da licitação e aumentar a transparência para a sociedade. Aliás, o pregão eletrônico acabou impulsionando o mercado de pequenas e médias empresas que no sistema de licitação tradicional, acabavam ficando de fora, devido aos complexos e caros trâmites burocráticos. |
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