5 - Web Databases

Quando você procura um produto na Internet, não é suficiente acessar a página principal da loja, você quer saber detalhes sobre o produto, saber preço, disponibilidade e pesquisar outras informações. Se você está com dúvidas sobre a utilização de um produto, você acessa o site do fabricante e procura catálogos, ou então consulta a FAQ, ou mesmo procura fóruns de usuários que tiveram o mesmo problema.

Em todos esses casos, está acessando bancos de dados. Assim, se você quer que sua empresa disponibilize informações que ajudem os seus clientes a conhecerem melhor os seus produtos, obterem informações que o ajudem a optar por seus produtos, que melhorem a comunicação entre a empresa e o cliente, então a empresa deve conectar o seu sistema de banco de dados da empresa à Internet. Isso permite que os clientes tenham acesso ao banco de dados por meio do Browser do PC. Os usos mais comuns para os bancos de dados na Web são:


• Disponibilização de catálogos online: utilizado para a apresentação de produtos, normalmente permitindo que o cliente realize buscas por palavras-chave e código de itens.

• Lista de Contatos: lista de nomes, telefones e e-mails importantes.

• Cadastro de clientes: esse cadastro implementado por meio de formulários disponíveis no site permite que a empresa conheça melhor os seus clientes e pode servir para o envio de mensagens eletrônicas de interesse do cliente: novidades, atualizações, etc.

• Rastreamento de encomendas: uma ferramenta importante pós-venda que permite que o usuário consulte a tramitação da sua encomenda até a sua recepção. Por exemplo, o cliente poderá saber se a controladora do cartão já liberou a compra, se o produto já foi enviado, pontos de verificação ou parada antes da chegada e a data provável de entrega.

• Transações financeiras: em todas as transações bancárias, é necessário acessar o registro do cliente.



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