O grande benefício das bases de dados estabelecidos na Web é que permitem que o cliente acesse os bancos de dados por meio de navegadores, como o Internet Explorer ou Firefox. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que seja criada uma interface entre o navegador e a base de dados que permita a interatividade entre a página Web vista pelo usuário e a aplicação SGDB, que está no servidor.

As páginas Web que utilizam apenas HTML ou XHTML não permitem tal interatividade, por isso deve ser criada uma interface entre o navegador e o SGDB. As interfaces mais comuns utilizam: scripts CGI (Common Gateway Interface), java server pages (JSP), java servlets ou ASP (Active Servers Pages). Um exemplo de funcionamento utilizando o CGI para o acesso a um banco de dados é mostrado na figura a seguir.

O CGI especifica como os dados vindos do cliente WEB serão passados ao programa (script CGI) e como este programa deve retornar o resultado ao servidor WEB. Quando o usuário terminar de preencher um formulário na Web, o navegador acessará uma página com um script CGI. O servidor executa o script CGI (um programa) que verifica os valores inseridos no formulário e o CGI faz as solicitações em linguagem DML (data manipulation language) ao SGDB. Os dados solicitados ao SGDB são recuperados pelo CGI, que formata os resultados em formato HTML para serem apresentados no navegador.



Copyright © 2010 AIEC.