Resumo

A Internet teve um enorme desenvolvimento nos últimos anos. A integração de novas tecnologias de comunicação com softwares revolucionou a forma de as pessoas e empresas se comunicarem e fazerem negócios. Por isso a importância de o administrador conhecer o funcionamento e as aplicações disponíveis na Internet para que suas empresas participem dessa revolução e marquem presença no mundo virtual.

Internet é uma gigantesca rede mundial de computadores interligados por linhas comuns de telefone, linhas de comunicação privadas, cabos submarinos, canais de satélite e diversos outros meios de telecomunicação. Todo computador na Internet possui um número de identificação único que é o chamado de endereço IP. As aplicações e os protocolos de Internet permitem então que um computador localize e seja conectado a outro computador na internet. As aplicações mais comuns são: navegação Web, envio e recebimento de e-mails (Correio eletrônico), transferência de arquivos, troca de Mensagens instantâneas e telefonia Internet (VoIP).

Além da internet, as empresas têm utilizado outras duas redes: as intranets e as extranets. A intranet é uma rede privada (só acessível pelos funcionários), que serve para disseminar informação de interesse dos funcionários dentro da empresa e também pode servir como ponto de acesso aos sistemas de gerenciamento e controle. A chamada extranet é uma rede que liga a empresa a fornecedores, a empresas clientes ou a empresas parceiras.

A internet impulsionou o comércio eletrônico que, geralmente, é classificado segundo a natureza dos participantes da transação, que podem ser essencialmente de dois tipos: de empresa para empresa (B2B - business to business) e de empresa para consumidor (B2C - business to consumers). Mas, para que esse comércio eletrônico seja possível, é preciso conectar as bases de dados das empresas à Internet, que é o conceito de Web Databases. O grande benefício das bases de dados baseadas na Web é que se permite que o cliente acesse os bancos de dados por meio de navegadores, como a Internet Explorer ou Firefox. Por fim, foram discutidas as questões legais ligadas ao comércio eletrônico. Ressaltando que ainda não existem leis específicas para o comércio eletrônico no Brasil, e os organismos ainda estão se adaptando a essa nova modalidade de comércio.



Copyright © 2010 AIEC.