2– Metodologias de Planejamento

Os três métodos mais comuns para o planejamento de negócios são: planejamento top-down, planejamento Bottom-up e um processo chamado de planejamento dos fatores críticos de sucesso.

Planejamento top-down: Neste método o administrador começa o planejamento com ideias bem claras sobre os objetivos da empresa em longo prazo. O método consiste então em dividir esses objetivos em objetivos menores para os grupos dentro da empresa e alocar recursos para cada um dos grupos. Esse método é mais empregado nas grandes empresas. Geralmente resulta em sistemas de informação bastante integrados que abrangem toda ou pelo menos a maior parte da organização.

Planejamento Bottom-up: No planejamento bottom-up, os administradores estão voltados a atender às necessidades de cada grupo ou função da empresa. O foco está em tentar integrar os objetivos de cada grupo em um objetivo maior da empresa. O pensamento que está por detrás desse método de planejamento é que, ao resolver os problemas individuais, estaremos necessariamente satisfazendo as necessidades da empresa.

Este método não contribui para a integração dos sistemas de informação. É um método reativo, espera-se que um problema ocorra para que possam ser tomadas as providências. Isso acaba fazendo com que não se tome novas iniciativas para antecipar problemas, ou que busquem a melhoria contínua.

Planejando por fatores críticos de sucesso: Nesse método o administrador de cada unidade ou grupo da empresa deve definir quais são os fatores críticos de sucesso para a unidade. Por exemplo, o diretor do departamento vendas pode definir como fatores críticos de sucesso: tempo de resposta ao usuário inferior a 2 horas, o tempo de elaboração de determinados relatórios inferior a 1 hora, tempo de aprovação do crédito inferior a 10 minutos, tempo de realização de cadastro menor que 5 minutos. Um diretor da operação de varejo pode definir como fatores críticos de sucesso: 98% de mercadorias para pronta entrega, envio de mercadorias em até 24h e tempo de entrega inferior a 3 dias nas capitais e 5 dias nas demais cidades.

Todos os fatores críticos de sucesso serão agregados e serão avaliados quais os melhores procedimentos e recursos devem ser utilizados para cumprir a todos os fatores críticos de sucesso. O planejamento de SI então deve contemplar os fatores críticos de sucesso, alocando recursos e definindo metodologias de avaliação do cumprimento dos objetivos.


Copyright © 2010 AIEC.