A área de planejamento estratégico de SI é relativamente recente e exerce hoje um forte impacto sobre as estratégias dos negócios. A estratégia de SI deve ser derivada da estratégia corporativa, porém, as novas tecnologias da informação pressionam fortemente a indústria e os negócios, interferindo e atuando sobre a definição de estratégias corporativas.

O objetivo básico do planejamento estratégico é direcionar a organização para uma nova situação estratégica, gerando um conjunto de forças para novo alinhamento estratégico (Alinhamento do planejamento estratégico do negócio – PEN) com o planejamento estratégico de TI (PESI); ou seja, a adequação entre as estratégias e objetivos do negócio com as estratégias, os objetivos e as funções de TI.

Isso deve ocorrer para que a TI suporte as estratégias do negócio, contribuindo para trazer maiores vantagens competitivas ,maior performance organizacional e maior valor ao negócio. A dificuldade de implantar o plano desenvolvido é considerada crítica, constituindo-se na principal limitação dos planos estratégicos de SI.

O plano estratégico de SI é feito para um período que varia de 3 a 5 anos, portanto, é um documento de longo prazo. As metas estratégicas de SI devem ser quebradas em objetivos táticos que definem como e quando a meta estratégica será atingida. Os planos táticos geralmente cobrem prazos de 1 a 3 anos.

Cada objetivo do plano tático possui um plano de operações que descreve de forma detalhada os procedimentos a serem realizados, os departamentos responsáveis e o prazo de realização.



Copyright © 2010 AIEC.