4ª Etapa: Seleção e priorização das aplicações

• Seleção de hardware e software - empresa pode comprar ou alugar o hardware e software que são necessários ao plano de informatização.


A vantagem da compra é que a empresa pode modificar o equipamento ou software conforme sua conveniência. A desvantagem é que a empresa fica com a responsabilidade de resolver todos os problemas advindos da utilização do hardware e do software.
Devido à acelerada evolução do hardware, tem sido comum a aquisição de equipamentos de alta capacidade, a fim de reduzir um pouco a obsolescência.



Já no aluguel, modificações no sistema dependem de prévio acordo: cada mudança deve ser negociada entre locador e locatário, o que pode representar uma desvantagem. O aluguel oferece uma grande vantagem: qualquer problema que ocorra é resolvido pelo locatário, sem implicar custos para o locador.

• Seleção de fornecedor - Na seleção do fornecedor, deve-se procurar uma empresa com know-how, com experiência no mercado. Veja como reconhecer isso:


Empresas Inexperientes:


• Seus gerentes estão preocupados em “apagar incêndios”.

• Trabalham com estimativas irreais, o que provoca frequentemente estouro de cronograma e custos.

• Seus produtos apresentam problemas de funcionalidade e de qualidade.



Empresas Experientes:


• Possuem habilidade para gerenciar os processos de desenvolvimento e manutenção de SI.

• Seus gerentes acompanham o processo e a qualidade do software.

• São mais realistas e baseiam suas estimativas de tempo e custos em dados históricos.

• Normalmente, atingem os resultados esperados no que se refere a custos, cronogramas, funcionalidades e qualidade.

• Proveem infraestrutura para suportar o processo, e seus participantes sabem o valor e a responsabilidade de seu trabalho.

• Oferecem cumprimento dos cronogramas, controle sobre os processos e efetividade, com consequente diminuição dos custos, do tempo de desenvolvimento e da manutenção, além de melhoria na produtividade e qualidade.



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