Resumo

A informatização – apesar de fundamental para gerenciar processos, melhorar a participação no mercado, promover ganhos diretos de receita e reduzir custos operacionais – traz impactos e desafios, que, se não forem bem gerenciados, podem colocar em risco os investimentos feitos e provocar descontentamento na equipe. A fim de minimizar esses riscos, é importante o planejamento de SI, que é a atividade de traduzir metas estratégicas e organizacionais em iniciativas de desenvolvimento de sistemas, trazendo como benefício para a organização o desenvolvimento de uma abordagem de longa duração para a utilização da TI nas organizações. Assim, é preciso fazer um planejamento estratégico de SI, integrando o planejamento de SI com o planejamento estratégico corporativo, introduzindo o conceito de que tecnologia é fundamental para a execução do planejamento estratégico.

Atualmente existem diversas metodologias de planejamento de SI, como a BSP (Business Systems Planning), a BIAIT (Business Information Analysis and Integration Technique), e a BICS (Business Information Control Study). Na prática, são todas semelhantes.

O Planejamento estratégico de SI (PESI) conta com 6 etapas:

• Levantamento da situação atual: o objetivo desta etapa é conhecer a empresa, analisando princípios, missão e metas, planejamento estratégico do negócio, estrutura funcional e física da empresa, hardware e software existentes, e problemas em relação à SI/TI. Várias técnicas podem auxiliar na coleta desses dados, como estudo dos manuais de procedimentos da empresa, análise de formulários, entrevistas, questionários, observação e análise do sistema existente.

• Estabelecimento de filosofias e diretrizes: tem como objetivo definir as características gerais do processo de informatização, de acordo com as diretrizes gerais adotadas pela administração. Devem ser consideradas diretrizes sobre integração de sistemas e dados, grau de disseminação dos recursos de informática e tipo de processamento.

• Pesquisa de aplicações potenciais: verifica-se a necessidade de novo hardware, novo software e formas de comunicação alternativas.

• Seleção e priorização das aplicações: seleciona-se hardware, software, pela aquisição ou pelo aluguel e determinam-se os fornecedores.

• Estudo da viabilidade: determina, rapidamente e com o mínimo de despesas, se o problema tem solução factível. Durante o estudo de viabilidade, devem-se considerar as viabilidade técnica, legal, operacional, de tempo e econômica, além de se efetuar análise de custo-benefício.

• Documentação: contém descrição dos processos, diretrizes, procedimentos, rotinas, análise de hardware e software, aplicações potenciais, critérios de escolha, e todos os processos e produtos do sistema. É o produto final do PESI.



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