| Resumo
A informatização – apesar de fundamental para gerenciar
processos, melhorar a participação no mercado, promover
ganhos diretos de receita e reduzir custos operacionais – traz impactos
e desafios, que, se não forem bem gerenciados, podem colocar em
risco os investimentos feitos e provocar descontentamento na equipe. A
fim de minimizar esses riscos, é importante o planejamento de SI,
que é a atividade de traduzir metas estratégicas e organizacionais
em iniciativas de desenvolvimento de sistemas, trazendo como benefício
para a organização o desenvolvimento de uma abordagem de
longa duração para a utilização da TI nas
organizações. Assim, é preciso fazer um planejamento
estratégico de SI, integrando o planejamento de SI com o planejamento
estratégico corporativo, introduzindo o conceito de que tecnologia
é fundamental para a execução do planejamento estratégico.
Atualmente existem diversas metodologias de planejamento de SI, como a
BSP (Business Systems Planning), a BIAIT (Business Information
Analysis and Integration Technique), e a BICS (Business Information
Control Study). Na prática, são todas semelhantes.
O Planejamento estratégico de SI (PESI) conta com 6 etapas:
•
Levantamento da situação atual: o objetivo desta etapa
é conhecer a empresa, analisando princípios, missão
e metas, planejamento estratégico do negócio, estrutura
funcional e física da empresa, hardware e software existentes,
e problemas em relação à SI/TI. Várias técnicas
podem auxiliar na coleta desses dados, como estudo dos manuais de procedimentos
da empresa, análise de formulários, entrevistas, questionários,
observação e análise do sistema existente.
• Estabelecimento de filosofias e diretrizes: tem como objetivo
definir as características gerais do processo de informatização,
de acordo com as diretrizes gerais adotadas pela administração.
Devem ser consideradas diretrizes sobre integração de
sistemas e dados, grau de disseminação dos recursos de
informática e tipo de processamento.
• Pesquisa de aplicações potenciais: verifica-se
a necessidade de novo hardware, novo software e formas de comunicação
alternativas.
•
Seleção e priorização das aplicações:
seleciona-se hardware, software, pela aquisição ou pelo
aluguel e determinam-se os fornecedores.
•
Estudo da viabilidade: determina, rapidamente e com o mínimo
de despesas, se o problema tem solução factível.
Durante o estudo de viabilidade, devem-se considerar as viabilidade
técnica, legal, operacional, de tempo e econômica, além
de se efetuar análise de custo-benefício.
•
Documentação: contém descrição dos
processos, diretrizes, procedimentos, rotinas, análise de hardware
e software, aplicações potenciais, critérios de
escolha, e todos os processos e produtos do sistema. É o produto
final do PESI.
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