1 - Adquirir ou desenvolver um SI

Após a decisão de se adotar um novo sistema de informação, deve-se definir se ele será adquirido ou se será desenvolvido.

Para fazer a opção por um sistema customizado ou por um pacote, deve-se considerar principalmente o valor agregado do sistema, ou seja, sua importância estratégica para a organização e as reais necessidades da empresa. Ainda, é preciso definir prioridades, para que a aquisição do sistema não demande recursos demasiadamente altos para o porte da empresa.

Se não for vantajosa a aquisição de um pacote ou de um sistema customizado, a empresa pode optar pelo desenvolvimento interno (in house) ou pelo desenvolvimento terceirizado.


Portanto, a empresa pode:
• Adquirir um sistema pronto, os chamados pacotes ou softwares de prateleira.
• Encomendar a customização, ou adaptação para as suas necessidades, de um sistema pronto.
• Desenvolver internamente o próprio sistema.
• Terceirizar o desenvolvimento de um sistema específico (Outsourcing).


Para optar pela aquisição, o sistema que a empresa procura deve ser comum e tratar de aplicações semelhantes em muitas empresas. Um exemplo disso é um sistema para controlar folha de pagamento de funcionários: em todas as empresas, há funcionários cadastrados, cargos, salários, controle de horas extras, controle de faltas, cálculo de férias e décimo terceiro, entre outras operações. Os sistemas que calculam a folha de pagamento de uma empresa são muito parecidos e podem, portanto, ser adquiridos prontos.

A empresa pode também encontrar um sistema pronto que atenda a grande parte de suas necessidades. Nesse caso, ele precisaria apenas de uma adaptação, ou customização, para funcionar a contento.


Copyright © 2010 AIEC.