Etapa 5 - Testes

Objetivo: testar o produto em todas as suas funções, para verificar o cumprimento dos objetivos propostos.

São dois tipos de testes:
• Modular: testa-se cada programa individualmente.
• Integrado: testam-se todos os processos do sistema, em conjunto.

Para o sucesso dessa fase, é necessário planejar e determinar os testes a serem feitos, para que as funções do sistema não sejam apenas parcialmente testadas. Os testes devem prever todas as situações que o sistema deverá tratar.

A aprovação do sistema depende do resultado dessa etapa. Se não for aprovado, deve-se verificar o tipo de falha, o que definirá a volta à etapa 5, 4 ou 3.

Em resumo: Essa etapa deve ser realizada com muito cuidado, já que é a última antes do sistema ser entregue ao cliente. Qualquer bug (Erro de execução de um programa, causado por inconsistência no seu código ou por incompatibilidade com outros programas que estejam simultaneamente em execução.) do sistema que passe despercebido afeta a credibilidade do sistema, pois será descoberto quando o cliente operar o sistema.

Etapa 6 – Instalação

Objetivo: Colocar o sistema em funcionamento para o cliente ou usuário.

Nessa fase, é feita a instalação (Processo de colocar o sistema em funcionamento no computador dos usuários. Pode ser feito diretamente na máquina do cliente, ou feito por meio da rede. Geralmente o arquivo para instalação chama-se install.exe ou config.exe.) do sistema. O usuário é submetido a um treinamento na operação do sistema, etapa fundamental para que o usuário seja ‘conquistado’, de modo a ser favorável ao uso do sistema. O treinamento deve habilitar o funcionário a utilizar bem todos os recursos do sistema e conscientizá-lo dos benefícios que ele traz ao seu trabalho e à organização, deixando-o à vontade com relação ao novo sistema. O treinamento vende a imagem do sistema e pode contribuir para seu sucesso ou seu fracasso.

Em resumo: O sistema está pronto para ser utilizado.

 



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