5 - Ferramentas para desenvolvimento de sistemas de informações

CASE - Computer Aided Software Engineering - Para apoiar as metodologias de desenvolvimento de sistemas, foram criadas ferramentas, tais como CASE (computer-aided software engineering), JAD (Joint Aplication development), RAD (rapid application development) e técnicas como a prototipação. O objetivo dessas ferramentas é auxiliar o desenvolvimento de aplicativos e o gerenciamento do projeto de desenvolvimento de sistemas, além de envolver os usuários na definição do sistema.

CASE – Engenharia de Software assistida por computador – Tipo de engenharia que utiliza pacotes de software para apoiar a automatização e a execução de muitas das atividades de desenvolvimento dos sistemas de informação de forma automatizada, entre as quais o desenvolvimento ou programação de software, criando um ambiente propício em as atividades de especificação ou codificação são sustentadas por recursos de computação.

De acordo com a atividade que desempenha, a CASE pode ser classificada em:

• Upper-CASE – ferramentas que se concentram nas atividades associadas aos primeiros estágios da criação de um sistema oferecendo suporte em diversas tarefas de análise e projeto desse sistema.
• Lower-CASE – ferramentas usadas nas etapas finais do estágio de implementação do ciclo de desenvolvimento de um sistema, fornecendo suporte à codificação, ao teste, à depuração e à manutenção dos códigos desse sistema.
• CASE – são ferramentas integradas que oferecem ligações entre os pacotes CASE permitindo que os pacotes lower-CASE gerem códigos de programação para projetos definidos em pacotes upper-CASE.



Copyright © 2010 AIEC.