Algumas experiências no uso de JAD mostraram que sua utilização otimiza significativamente o trabalho após o término do sistema e geralmente conduz a um nível mais elevado de satisfação dos usuários.
A realização de um seminário de JAD envolve:


• Facilitador: sua função e favorecer o processo de decisão, fazendo perguntas para estimular a exposição das ideias dos participantes, assegurando que a discussão se mantenha focada, e obtendo informação para documentação e revisão do sistema.

• Documentador: sua função é documentar, anotando e/ou gravando, a discussão e as conclusões.

• Observador: sua função não é participar da discussão, mas observá-la, em busca de detalhes que passem despercebidos ao facilitador e ao documentador.


Todo JAD tem em comum três componentes:


Preparação: antes da reunião com todos os participantes, são levantadas informações básicas para o desenvolvimento do novo SI.

Seminário: sessão de JAD, na qual o facilitador guia os participantes para produzir as informações necessárias ao início da análise do sistema. Em certas situações, os participantes trabalham em grupos pequenos para produzir os resultados.

Segmento: os resultados das sessões de JAD são compilados e estruturados, de forma a poderem ser analisados para a tomada de decisão final. Essa revisão pode ser realizada por todo o grupo que participou do seminário, ou por usuários especializados no tema em questão, acompanhados de um dos membros da equipe de JAD.

Copyright © 2010 AIEC.