O desenvolvimento de um sistema com essas características requer a participação de profissionais com conhecimento em análise de sistemas, programação, redes de computadores, instalação de hardware em locais inóspitos, projeto hidráulico, projeto elétrico, cálculo estrutural, projeto de fundações, arquitetura e gestão da obra. Pode-se, contudo, contar com profissionais que acumulem especialização em várias dessas áreas de conhecimento.

O analista ao considerar a expertise dos usuários no projeto do sistema tem um melhor conhecimento dos processos envolvidos e das reais necessidades dos usuários. Infelizmente, tradicionalmente, a comunicação entre o consultor e os usuários de uma empresa é difícil, e isso se deve geralmente à tentativa dos especialistas da área de informática em procurar soluções tecnicamente mais elegantes e objetivas em detrimento da simplificação da operação do sistema para o usuário final. Quando a distância entre os anseios dos usuários e o sistema projeto é grande, acaba se tornando um problema de projeto que pode levar ao fracasso do sistema.

Apoio da administração - O planejamento da adoção de um novo sistema ou da realização de alterações em um sistema já existente deve contar com total apoio da administração, diretores e gerentes. Isso de certa forma faz com que os funcionários participem também do processo além de garantir que o sistema receberá o apoio e os recursos necessários para a sua implementação.

Risco e complexidade do projeto - Quanto maior o projeto em termos de recursos financeiros e pessoal, maior a sua complexidade e maior o risco do projeto de sofrer atrasos e de fracassar. Da mesma forma, projetos pouco estruturados com muitos requisitos indefinidos têm mais chances de fracassar que os projetos estruturados, com requisitos claros e diretos.



Copyright © 2010 AIEC.