Qualidade do gerenciamento do processo de implantação - Nem todos os aspectos do processo de implementação de sistemas de informação podem ser totalmente controlados ou planejados. Entretanto, as chances de sucesso do sistema irão aumentar se conhecermos os fatores de risco na implantação que são: gerenciamento da complexidade técnica, gerenciamento de custos e cronograma e resistências de pessoal.

• Gerenciamento da complexidade técnica - Sistemas que utilizem tecnologias novas ou muito específicas exigem a participação de líderes experientes e com alto nível de conhecimento técnico, pois precisam ser capazes de manter a integração da equipe predominantemente técnica. Caso não exista este perfil de líder dentro da empresa, deve ser necessário buscar um quadro fora da organização.

• Gerenciamento de custos e Cronograma - Segundo Laudon (2004), pesquisas mostram que os projetos do setor privado são subestimados pela metade no tempo de entrega e no orçamento do sistema completo. A grande maioria dos projetos é entregue com funcionalidades faltando e com o orçamento muito superior ao estimado. O que fazer para planejar de maneira mais realista o orçamento e o tempo de entrega do sistema?

a) O primeiro passo é definir com mais clareza os requisitos do sistema. Uma definição imprecisa acaba gerando retrabalho e insatisfação durante o desenvolvimento e implantação do sistema.

b) O segundo passo é integrar quadros da empresa na equipe de desenvolvimento. A função destes quadros é melhorar a comunicação entre a companhia e a empresa de desenvolvimento, acompanhando as dificuldades no desenvolvimento e detectando eventuais atrasos ou incoerências no projeto.

c) O terceiro passo é utilizar ferramentas formais de planejamento e controle de processos como PERT ou gráficos de Gantt para desenvolver um projeto detalhado do planejamento do projeto.

• Gerenciamento de conflitos e oposições ao sistema - O fator humano: todo processo de implantação de sistemas leva a mudanças organizacionais que podem criar conflitos e gerar resistência ao uso do sistema por parte dos funcionários. Para evitar ou pelo menos minimizar esses conflitos, poderemos usar ferramentas externas de integração, como o envolvimento de funcionários como membros ativos da equipe de projeto e desenvolvimento do sistema.



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