1 – Qualidade de software

O que é qualidade?

Qualidade é difícil de definir, impossível de medir, fácil de reconhecer.

(Kitchenham, 1998)

Pode-se tentar definir qualidade dentro do assunto de Sistemas de Informação como sendo a habilidade de um produto ou serviço em atender ou exceder as expectativas do consumidor ou usuário.

A qualidade da informação é o grau no qual a informação possui conteúdo, forma e características temporais que lhe conferem valor para usuários específicos.

Um sistema de informação de qualidade (Conjunto de características que conferem a uma entidade – atividade, processo, produto ou empresa - a capacidade de satisfazer necessidades, atender a critérios e obedecer a padrões, em busca de um ideal de excelência. Significa grau negativo ou positivo de excelência.) deve ter:

• Defeito zero: todas as suas funções devem funcionar corretamente, sem apresentar erros.
• Possuir um código ‘limpo’: conforme vimos, na unidade 4, isso é importante para uma boa manutenção no sistema.
• Ter boa performance: o sistema deve ser rápido, mesmo com grande quantidade de dados.
• Ter uma boa interface: o sistema precisa ser amigável.

Os defeitos não são de graça. Alguém os faz e é pago para fazê-los.

(W. Edwards Deming, 1986)



Copyright © 2010 AIEC.