:Produtividade Produtividade pode ser medida por meio de relação entre a Saída (a medida quantitativa do que foi produzido, como o valor das receitas provenientes da venda dos serviços ou produtos finais) e a Entrada (a medida quantitativa dos insumos, ou o valor das matérias-primas, mão-de-obra, energia elétrica, etc). :Produção em massa Caracterizada por grandes volumes de produção extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação dos tipos de produtos finais. :Produção enxuta É um sistema de produção que tem por princípio identificar o que é desperdício e o que é valor a partir da ótica dos clientes e usuários. :Gerenciamento da operação Mudança nos setores de serviço e fabricação na economia. Enquanto o setor de serviço se tornou mais proeminente, a mudança de “produção” para “operações” enfatizou a ampliação dos nossos domínios para a organização do serviço. :Ênfase sobre sínteses Houve o começo de ênfase sobre sínteses, antes que propriamente análise, em práticas de gerenciamento. :Decisões Estratégicas As funções que envolvem decisões estratégicas derivam da Estratégia da Manufatura da empresa industrial. Evidentemente, as mesmas decisões são necessárias à empresa de serviço. Essas funções envolvem questões cuja resposta depende, quase sempre, da aprovação da alta direção da empresa. Exemplo, as decisões tomadas em relação ao planejamento do processo produtivo, que implicam grande risco financeiro irão influenciar a empresa por um prazo relativamente longo, às vezes, por décadas. As decisões ligadas ao planejamento estratégico são de muito risco. Instalar determinados processos de produção pode ser muito caro e não se pode mudá-los da noite para o dia. Os temas ligados às decisões estratégicas são:planejamento da capacidade e localização de instalações. :Decisões Táticas As decisões táticas são assim consideradas táticas porque seu alcance é de médio prazo; cobrem cerca de um ano ou pouco mais, pelo menos na grande maioria dos casos. Podem ser tomadas pela média administração e não envolvem normalmente riscos financeiros tão grandes. Os temas ligados às decisões táticas são:arranjo físico das instalações e previsão de demanda. :Decisões Operacionais As decisões operacionais são as chamadas decisões do dia-a-dia da empresa, o que não quer dizer que sejam irrelevantes. O prazo coberto por essas decisões é, em geral, até algumas semanas. Muitas deliberações são tomadas em nível de supervisão. As funções ligadas às decisões operacionais são:programação e controle da produção;administração de projetos. :Transformação Refere-se ao uso de recursos para mudar o estado ou a condição de algo para produzir outputs. :Natureza do que se oferece ao cliente e ao consumo A atividade de serviço, por sua própria natureza, obriga contato mais estreito com o cliente, do que a atividade industrial. A prestação de serviço, freqüentemente, se confunde com o seu consumo. Dessa forma, a prestação do serviço médico dá-se no mesmo instante em que é consumido, ou seja, em que a informação é passada ao paciente. No caso da indústria, existe normalmente separação maior entre a produção e o consumo de um produto. A bicicleta que se adquire numa loja foi fabricada semanas, meses ou mesmo anos atrás. Verifica-se que, em se tratando de serviços, muitas vezes o cliente participa, ele próprio, da prestação. O contato ou falta de contato com o cliente não é mera curiosidade. Produtos podem ser estocados; serviços não podem, embora os meios físicos para sua consecução o possam. :Uniformidade dos insumos necessários Na indústria, cada tipo de produto tem uma lista de insumos necessários, tais como matérias-primas e certas habilidades humanas. Para a prestação de serviços é muito variável o que se exige em termos de insumos. Numa consulta médica, podem variar os instrumentos utilizados no exame do paciente, bem como as habilidades do médico. :Possibilidades de mecanização As possibilidades de substituição do trabalho humano por máquinas são, em geral, bem maiores numa empresa industrial do que numa prestadora de serviços. :Grau de padronização O próprio fato de indústrias serem mais passíveis de mecanização faz com que os produtos oferecidos sejam mais padronizáveis do que os serviços em geral. É possível colocar, no mercado, produtos semelhantes para todas as facilidades práticas. Todavia, rigorosamente falando, não há possibilidade de se prestar duas vezes o mesmo serviço exatamente da mesma maneira. :Lead Times Tempo gasto para produzir um item, ou seja, o tempo consumido desde a entrada da matéria prima até a saída do produto acabado. :Eficiência A eficiência diz respeito aos procedimentos. :Eficácia Eficácia diz respeito ao alcance dos objetivos. :Unidade produtiva Por unidade produtiva entende-se tanto uma fábrica, como um departamento, um armazém, uma loja, um posto de atendimento médico, uma simples máquina etc. :Absenteísmo Absenteísmo é a falta de assiduidade dos empregados ao trabalho. :Conceitos O conceito compreende um pacote de bens e serviços, porque todas as coisas que compramos, ou quase todas, são a combinação entre bens e serviços. :Funcionalidade O produto deve ser funcional, de fácil utilização, ter estética, comandos auto-explicativos (comandos dos painéis de automóveis etc.) e considerar os aspectos ergonômicos envolvidos. :Vendalidade Vendalidade é condição do que pode ser vendido. O produto deve agradar aos clientes e ser vendável. Se essa condição não for atendida, de nada adiantarão as anteriores. :Manufaturabilidade O produto deve se apoiar em tecnologia conhecida e deve ser produzido com a colaboração de equipes multifuncionais, no sentido de ser facilmente fabricável. Muito cuidado deve ser tomado com a utilização de tecnologias futurísticas ainda não comprovadas. :Vender o que fabrica A empresa desenvolve seus novos produtos com base na tecnologia que possui. A empresa desenvolve e fabrica o novo produto e passa o problema para o pessoal de vendas, que sai à procura de compradores. :Fabricar o que pode vender A empresa ouve a voz do mercado. Fabrica aquilo que o mercado quer, muitas vezes antecipando-se e até mesmo criando necessidades de consumo para seus produtos. :Estratégia mista A empresa utiliza as duas estratégias anteriores, procurando maximizar seus recursos produtivos e de desenvolvimento de novos produtos. :Projetos A tecnologia do projeto trata de produtos exclusivos que são fabricados para atender exigências de cada cliente. Uma construtora, com seus muitos tipos e tamanhos de projetos é um exemplo. :Job shop A tecnologia do job shop é apropriada para fabricantes de pequenos lotes de diferentes produtos, cada um projetado para um cliente e que, conseqüentemente, requerem seu próprio conjunto de passos, ou caminho de processamento, ao longo dos processos de produção. Por exemplo, os trabalhos realizados por uma editora. :Lote A tecnologia de lote é um passo além da tecnologia do job shop em termos da padronização de produtos, mas não é tão padronizada quanto a tecnologia da linha montagem. A tecnologia de lotes favorece a fabricação de uma grande variedade de produtos numa grande variedade de volumes. :Linha de montagem A tecnologia de linha de montagem é utilizada em fábricas que produzem uma pequena gama de produtos padronizados. Utensílios para lavanderia são um exemplo representativo. :Fluxo contínuo Exemplos de tecnologia de fluxo contínuo são plantas químicas e refinarias de óleo. Os materiais e os produtos são produzidos em fluxos contínuos e internáveis ao invés de lotes e unidades discretas. O produto é altamente padronizado, assim como todos os procedimentos de manufatura, a seqüência de construção do produto, materiais e equipamentos. :Tempo de ciclo O tempo de ciclo expressa a freqüência com que uma peça deve sair da linha de produção ou, em outras palavras, o intervalo de tempo entre duas peças consecutivas. :Tempo de processamento Tempo gasto desde que o trabalho começa a ser processado até que termina. :Tempo de espera É a soma dos tempos decorridos desde a entrada do primeiro trabalho no centro até o início de processamento do trabalho, em outras palavras, é o tempo em que o trabalho espera para que comece o seu processamento. :Tempo de término É a soma do tempo de processamento com o tempo de espera, ou seja, é o tempo total. :Data devida É a data na qual o trabalho deveria estar pronto. :Atraso É a diferença do tempo de término e a data devida, desde que aquele seja maior que esta. :PEPS Primeiro que entra, primeiro que sai. :MTP Menor Tempo de Processamento.