| Distinguir as diferenças mais marcantes entre produtos e serviços é de grande utilidade e envolve os seguintes aspectos: Principais
características das empresas industriais e de serviço:
Para simplificar, a manufatura é caracterizada por bens tangíveis (produtos) que os clientes consomem. Com o tempo necessitam menos esforço e mais equipamento. Os serviços são caracterizados por bens intangíveis, que os clientes consomem imediatamente, utilizando mais esforço (físico e/ou intelectual). É necessário entender tanto os conceitos e técnicas aplicados à indústria, quanto a prestação de serviços. Muitas empresas constituem-se tanto como indústrias quanto como prestadoras de serviços. Quanto às diferenças entre empresas industriais e de serviço, é importante destacar, ainda, as seguintes características: A INTANGIBILIDADE refere-se ao aspecto de que um serviço é uma experiência vivida por cada consumidor, algo relativo a percepção e expectativa de cada usuário, não é algo palpável (tangível). A PERECIBILIDADE refere-se ao fato de que um serviço não pode ser estocado, ou seja, uma vez oferecido e não utilizado ele perece (é perdido). A VARIABILIDADE refere-se ao fato de que é muito difícil padronizar serviços, pois depende muito da percepção dos usuários, os quais têm expectativas diferentes em relação a um serviço. A INSEPARABILIDADE,
por outro lado, diz respeito ao fato de que um serviço é
produzido e consumido simultaneamente, ou seja, é impossível
prestar um serviço sem a presença do cliente (ou algo de
sua propriedade). |
Copyright © 2010 AIEC |
|
|
|
|