1 - Papel estratégico da função da produção e operações

Todos os departamentos de qualquer empresa têm seus próprios papéis a desempenhar para chegar ao sucesso. No nível mais simples, o papel de cada função está refletido em seu nome. Vejamos:

  • a função marketing posiciona os produtos ou serviços da empresa no mercado;
  • a função finanças monitora e controla os recursos financeiros da empresa;
  • a função produção gera os serviços e bens demandados pelos consumidores.

Entretanto, usamos aqui a expressão papel da função produção para designar algo além de suas responsabilidades e tarefas óbvias na empresa.

Por que toda empresa precisa preocupar-se com uma função produção? A maioria das empresas e organizações tem a opção de contratar externamente a produção de seus bens e serviços, ou seja, podem simplesmente pagar a alguma outra empresa para fornecer o que sua produção faz.

É esse papel que estamos considerando. Três outros papéis parecem ser particularmente importantes para a função produção:

• apoio para a estratégia empresarial, ou seja, a produção deve apoiar a estratégia desenvolvendo objetivos e políticas apropriadas aos recursos que administra;

• implementador da estratégia empresarial, ou seja, a produção deve ¨fazer a estratégia acontecer”, transformando decisões estratégicas em realidade operacional;

• impulsionador da estratégia empresarial, isto é, a produção deve fornecer os meios para a obtenção de vantagem competitiva.



Copyright © 2010 AIEC