• Flexibilidade - significa ser capaz de mudar a operação de alguma forma. Pode ser alterar o que a operação faz, como faz ou quando faz. Mudança é a ideia-chave.

    A maioria das operações precisa estar em condições de mudar para satisfazer as exigências de seus consumidores. Especificamente, a mudança exigida por eles deve atender a quatro tipos de exigências:

    • flexibilidade de produto/serviço – produtos e serviços diferentes;
    • flexibilidade de composto (mix) – ampla variedade ou composto de produtos e serviços;
    • flexibilidade de volume – quantidades ou volumes diferentes de produtos e serviços;
    • flexibilidade de entrega – tempos de entrega diferentes.

A seguir alguns exemplos do que esses diferentes tipos de flexibilidade significam para as duas operações.

EMPRESA DE ÔNIBUS

  • flexibilidade de produto/serviço
    – introdução de novas rotas
  • flexibilidade de composto – grande número de locais servidos.
  • flexibilidade de volume – habilidade de se ajustar à frequência dos serviços.
  • flexibilidade de entrega – habilidade de reprogramar viagens.

FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS

  • flexibilidade de produto/serviço
    – introdução de novos modelos
  • flexibilidade de composto – ampla variedade de modelos disponíveis.
  • flexibilidade de volume – habilidade de se ajustar ao número de carros fabricados.
  • flexibilidade de entrega – habilidade de reprogramar as prioridades da produção.

Nas operações internas a flexibilidade torna ágil a resposta, pois com frequência a habilidade de fornecer serviço rápido depende da flexibilidade da operação. Também proporciona confiabilidade, porque ajuda a manter a operação dentro do programa quando os imprevistos perturbam os planos.



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