Estes fatores que definem as exigências dos clientes são chamados de:


fatores competitivos ou fatores críticos de sucesso

O grau com que uma organização atende às exigências de seus consumidores é determinado pelo desempenho de sua função produção nos objetivos de desempenho que influenciam os fatores competitivos.

O quadro a seguir mostra a relação entre alguns dos fatores competitivos mais comuns e os objetivos de desempenho da produção.

FATORES COMPETITIVOS
Se os consumidores valorizam estes...
 
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
Então, a operação precisará ser excelente nestes...
Preço baixo
=>
Custo
Qualidade alta
=>
Qualidade
Entrega rápida
=>
Rapidez
Entrega confiável
=>
Confiabilidade
Produtos e serviços inovadores
=>
Flexibilidade (produto/serviço)
Ampla gama de produtos e serviços
=>
Flexibilidade (mix ou composto de produtos)

Uma forma especialmente útil de determinar a importância relativa dos fatores competitivos é distinguir entre o que o professor Terry Hill, da London Business School, chama de fatores “ganhadores de pedidos” e “qualificadores”.



Copyright © 2010 AIEC