A diferença entre os critérios ganhadores de pedidos, os qualificadores e os menos importantes em termos de sua utilidade ou valor para a competitividade da organização, pode ser expressa como se segue:

Slack (1993), buscando uma ferramenta de uso mais prático, propõe-se uma escala de 9 pontos para facilitar a análise de classificação de cada critério competitivo. Esta escala está ilustrada na figura a seguir:

Critérios Ganhadores de Pedidos

1. Proporciona vantagem crucial junto aos clientes - é o principal impulso da competitividade

2. Proporciona importante vantagem junto aos clientes - é sempre considerado

3. Proporciona vantagem útil junto à maioria dos clientes - é normalmente considerado

Critérios Qualificadores

4. Precisa estar pelo menos marginalmente acima da média do setor

5. Precisa estar em torno da média do setor

6. Precisa estar a pouca distância da média do setor

Critérios Pouco Relevantes

7. Normalmente, não é considerado pelos clientes, mas pode tornar-se mais importante no futuro

8. Muito raramente é considerado pelos clientes

9. Nunca é considerado pelos clientes e provavelmente nunca o será

Uma escala de nove pontos para a classificação dos critérios competitivos (Slack, 1993)


Copyright © 2010 AIEC