O Gerente de operações se preocupa com a capacidade por que:

  1. deseja uma produção suficiente para atender a demanda em certo tempo;
  2. afeta os custos de operação e manutenção;
  3. requer investimento.

O planejamento da capacidade é o primeiro passo quando uma organização decide produzir ou lançar novo produto. Primeiro, a capacidade é avaliada e define-se a necessidade de expansão ou troca do processo tecnológico. Toda decisão sobre capacidade é inseparável das decisões quanto à localização, pois a capacidade depende da demanda e a demanda sempre depende da localização.

Bancos comerciais, por exemplo, expandem simultaneamente capacidade e demanda, abrindo novas agências. Decisões sobre o tamanho e a localização da agência são tomadas de acordo com as projeções sobre densidade e crescimento populacional da área pretendida, posição dos outros segmentos do mercado, acesso ao local (tráfego), e localização das concorrentes. Aumentando o número de agências, o Banco facilita os serviços para alguns clientes, a fim de que eles atraiam mais clientes. É óbvio que essas decisões aumentam os impostos, os custos operacionais e o custo do capital da organização.



Copyright © 2010 AIEC