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As atitudes da comunidade – Até certo ponto, o
sucesso de qualquer negócio é limitado por quanto ele
é aceito ou não pela comunidade em que se insere. Muitas
comunidades recebem bem novos negócios, visto que trazem empregos,
impostos e outros benefícios; entretanto, as comunidades também
podem colocar restrições importantes, conforme o negócio
em análise. Do ponto de vista da empresa que vai se instalar
é importante que a comunidade tenha, no melhor grau possível,
facilidades educacionais, serviços médicos, de transporte
e de recreação, comércio, igrejas, segurança
policial, bombeiros, moradias, disponibilidade de terrenos, rodovias
de acesso etc.
• Globalização – Com a tendência
geral de globalização de mercados e negócios, é
cada vez mais frequente que empresas tenham que tomar decisões
de localização não apenas em seus países
de origem, mas também no exterior, para onde pretendem expandir
suas atividades, ou para explorar novos mercados, ou para se aproveitar
de vantagens referentes a algum insumo (mão de obra mais barata,
matéria-prima mais abundante, legislação menos
restritiva, entre outras). Normas, leis, regras, padrões éticos
e culturais poderão ser substancialmente diferentes dos vigentes
na origem e deverão ser cuidadosamente considerados nas decisões.