3– Analisando as decisões quanto à localização de instalações de serviços

Instalações como, por exemplo, venda a varejo, serviços ao cliente com fins lucrativos e serviços de saúde/emergência são tipos de instalações que tentam localizar-se perto de seus clientes/cidadãos.
Segundo Gaither e Frazier (2002), os passos básicos para analisar as decisões quanto à localização de instalações de serviços são:

1. Pesquisa do comportamento do cliente: por que os clientes compram nossos produtos e serviços?
2. Pesquisa de mercado: quem são nossos clientes e quais são suas características?
3. Coleta de dados para cada alternativa de localização: onde estão as concentrações de clientes visados? Quais são seus padrões de gastos? Quais são as tendências de crescimento e o grau de competição atual e projetado?
4. Projeções das receitas para cada alternativa de localização: quais são as projeções econômicas relevantes, as projeções de dispêndios discricionários, a atividade da competição e a receita da localização programada no tempo?
5. Projeções de lucro para cada alternativa de localização: quais as receitas projetadas menos os custos operacionais programados no tempo?



Copyright © 2010 AIEC.