À medida que surgem novos competidores, a forma de competição altera-se drasticamente. Visto que os estágios iniciais do ciclo de vida do produto enfatizam a qualidade e características únicas do produto, os estágios finais enfatizam seu preço competitivo e capacidade de entrega. O processo de conversão tem mudado substancialmente, incluindo novos tipos de orientação e treinamento de pessoal, revisão de equipamentos e instalações, planejamento e sistema de controle.

Alguns autores preferem distinguir cinco fases, ao passo que outros reconhecem apenas quatro delas. Na verdade, o ciclo de vida é apenas um modelo, útil, porém impreciso, como acontece talvez com a maioria deles. Por intermédio desse modelo, podemos associar a um dado produto cada uma das fases da demanda e estudarmos as implicações da fase para os esforços de Marketing e de Produção.

As quatro fases do ciclo de vida do produto são as seguintes:

Variedade de produtos
Grande Variedade
Padronização crescente
Surgimento de um projeto dominante
Alta padronização
Volume de produtos
Baixo volume
Volume crescente
Alto volume
Alto volume
Estrutura industrial
Pequenos competidores
Definição e consolidação
Poucas e grandes companhias
Sobreviventes
Forma de competição
Características do produto
Qualidade e disponibilidade
Preço e dependência
Preço


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