| O
lançamento de novos produtos é negócio arriscado
para qualquer empresa, em razão do grande investimento necessário.
Por isso, o ciclo de desenvolvimento dos novos produtos necessita ser
muito bem analisado, planejado e conduzido.
- Geração
da ideia - O desenvolvimento pode começar com uma simples
ideia. O produto idealizado deve passar por uma identificação
com alguma necessidade do consumidor e com os produtos já existentes
que não cumprem essa necessidade. São considerados:
- os
aspectos internos da empresa,
- as
áreas de competência,
- os
recursos humanos e materiais,
- as
tecnologias específicas,
- as
disponibilidades de recursos financeiros etc.
No que diz
respeito aos aspectos externos, consideram-se:
- os
nichos de mercado,
- as
tendências de desenvolvimento da tecnologia e
- a concorrência,
utilizando-se, muitas vezes, da chamada engenharia reversa; isto é,
desmonta-se um produto do concorrente e, por meio de análise
minuciosa de seus componentes, desenvolve-se um “novo”
produto, incorporando-se novos materiais (engenharia de valor), novos
processos etc.
- Especificações
funcionais - Determinam-se os objetivos do produto, ou seja,
verificam-se:
- sua
função;
- suas
características básicas;
- como
será fabricado;
- as
fontes de suprimento de matérias-primas e demais insumos;
- os
mercados específicos a serem atendidos;
- as
vantagens e desvantagens em relação a seus concorrentes
etc.
- Seleção
do produto - Define-se o produto de acordo com os requisitos
da etapa anterior e com o planejamento estratégico da empresa.
O objetivo da etapa é considerar os aspectos técnicos,
financeiros e mercadológicos dos produtos desenvolvidos e então
selecionar aquele, ou aqueles, com maior chance de sucesso junto ao
mercado.
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