3
- Classificação dos métodos de previsão
3.1
- Métodos qualitativos
São
métodos que têm como base o julgamento de pessoas que,
de forma direta e indireta, tenham condições de opinar
sobre a demanda futura, tais como gerentes, vendedores, clientes, fornecedores
etc. A avaliação qualitativa busca informações
subjetivas do mercado consumidor, por meio da utilização
de entrevistas ou questionários junto ao mercado consumidor ou
aos intermediários da cadeia de abastecimento como compradores,
vendedores ou gerentes dessas áreas. A seguir, uma breve revisão
dos principais métodos qualitativos de previsão:
1. Método Delphi. O processo Delphi é
interativo e permite que especialistas, às vezes localizados
em pontos distantes entre si, incorporem o consenso de suas opiniões
subjetivas ao processo de previsão. Comumente se envolvem de
6 a 12 especialistas no processo. Consiste nos seguintes passos: em
primeiro lugar, propõe-se ao grupo determinada pergunta bem específica
sobre alguma variável que se queira prever. Em seguida, coletam-se
as várias opiniões, de forma sigilosa e individual. O
coordenador do processo trata essas opiniões, estatisticamente,
e retorna o resultado aos participantes. Estes são, então,
solicitados a refazer suas estimativas. Recolhem-se e realimentam-se
interativamente as opiniões e elas são tratadas até
que o processo de convergência das opiniões atinja um nível
desejado.
2. Júri de executivos. Esse método procura
capturar a opinião de pequenos grupos, em geral, de executivos
de nível alto sobre alguma variável que pretenda prever.
3. Força de vendas. Nessa abordagem, cada vendedor
ou representante de força de vendas emite uma estimativa do volume
de vendas para seus territórios. As previsões de cada
vendedor são agregadas para formar uma previsão geral
para a empresa.
4. Pesquisa de mercado. Esse método solicita
diretamente dos possíveis clientes ou consumidores sua intenção
de compra futura (“Quantas horas de Internet você pretende
utilizar nos três próximos meses?”)
5. Analogia histórica. Esse método qualitativo
procura identificar produtos similares dos quais se possuem dados para,
por analogia, melhor estimar, por exemplo, um produto novo.
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