O conteúdo de trabalho em uma unidade do produto é medido pela soma dos tempos das tabelas; o conteúdo do trabalho é 1+2+2+5+3 = 13 minutos. O conteúdo do trabalho é o tempo que se gastaria para se fazer uma unidade se houvesse um só posto de trabalho.

Se a linha operar diariamente durante 8 horas (480 minutos) e a taxa de produção for de 80 unidades por dia, o tempo disponível para se fazer uma unidade será de:

Para que haja um balanceamento entre os postos de trabalho, nenhum deles pode ter mais que 6 minutos disponíveis (em caso contrário, a taxa de produção irá aumentar ou diminuir). O tempo disponível em cada posto de trabalho é chamado de tempo de ciclo. O número mínimo necessário de postos de trabalho N será dado pelo quociente entre o conteúdo de trabalho da unidade do produto e o tempo de ciclo:

Como o número N deve ser inteiro, é necessário arredondar o resultado. Portanto, deveremos ter no mínimo 3 postos de trabalho. Dessa forma, as tarefas A, B e C, que juntas consomem 5 minutos, serão alocadas no Posto 1, a tarefa D (5 minutos) é alocada ao Posto 2 e a tarefa E (3 minutos) é alocada ao Posto 3. O quadro abaixo mostra as alocações:

TAREFAS
POSTO 1
POSTO 2
POSTO 3
TOTAIS
A, B, C
D
E
Tempo consumido

5 min 5 min 3 min 13 min
Tempo disponível 6 min 6 min 6 min 18 min


Copyright © 2010 AIEC