São objetivos do MRP:

Redução de estoques - O MRP determina a quantidade necessária de um componente e quando ela será necessária para se atender ao esquema base, evitando os custos com excesso de estoques.

Redução nos tempos de produção e entrega - O MRP identifica:

  • as quantidades de material e os componentes (coordenando os estoques);
  • o tempo para se fazer a entrega;
  • as disponibilidades e a obtenção, de componentes e
  • as providências da produção, exigidas para se atingirem os prazos de entrega.

Coordenando os estoques, a obtenção dos componentes e decisões de produção, o MRP ajuda a evitar atrasos na produção; prioriza as atividades de produção, estabelecendo as datas de entrega nos pedidos de trabalho dos clientes.

Compromissos realistas - Usando-se o MRP, a produção pode dar ao marketing informações dentro dos prazos, sobre as datas prováveis de entrega de pedidos a clientes em potencial. Isso aumenta a satisfação da clientela cumprindo datas prometidas. Novos pedidos podem ser acrescentados ao sistema, podendo mostrar ao gerente como a nova carga total pode ser trabalhada com a capacidade existente. O resultado pode acenar com data de entrega mais realista.

Aumento da eficiência - O MRP faz uma coordenação estreita entre diversos centros de trabalho, à medida que há um desenvolvimento nos produtos, em todos eles. Em consequência, a produção pode continuar com número menor de pessoal indireto, como por exemplo, os expedidores de material também reduzem as interrupções não planejadas, pois o enfoque do MRP é ter todos os componentes à disposição dentro dos prazos programados.



Copyright © 2010 AIEC