4 - Produtividade, custo e qualidade

Como produtividade é igual a produção/recursos, maior produtividade significa que se produz mais, com os mesmos recursos, ou que mesma produção é feita com menos recursos. Portanto, em qualquer situação, o custo unitário do produto diminui.

A relação entre os custos é inversamente proporcional à relação entre produtividades, ou seja, quando se aumenta a produtividade, o custo diminui e o custo aumenta, quando a produtividade cai.

Edwards Deming – estatístico e consultor dos EUA – foi o responsável pela introdução no Japão, em 1950, do conceito binômio qualidade e produtividade. Naquela época, os produtos japoneses (pasmem!) era de péssima qualidade. Nas inúmeras palestras que fez, no início da década de 1950, a convite da Japanese Union of Science and Engeneering e com o apoio do Comando Supremo das Potências Aliadas, Deming exortava tanto os empresários quanto os engenheiros e técnicos a aumentar a qualidade dos produtos para que fosse possível exportá-los, a fim de que, com as divisas advindas da exportação, o Japão pudesse importar bens, matérias-primas e até comida.

Alguns trechos, a seguir, são excertos do seu livro Out of the Crisis e trabalham conceitos fundamentais do binômio qualidade e produtividade.



Copyright © 2010 AIEC