A maioria das dívidas de longo prazo é assumida por meio de obrigações. Os recebimentos líquidos com a venda de uma obrigação ou de qualquer título são os fundos efetivamente recebidos com ela. Os gastos de lançamento – os gastos totais de emissão e venda de um título – reduzem os recebimentos líquidos proporcionados pela venda. Esses gastos aplicam-se a todos os lançamentos públicos de títulos, saber: ações, debêntures, notes, bonds etc. Incluem dois componentes:

(1) gastos de underwriting – remuneração recebida pelos bancos de investimento para realizar a venda de títulos; e

(2) gastos administrativos – despesas do emitente, como gastos com serviços de assistência jurídica e contábil, impressão e outros.

Quando do lançamento de um título de dívida devemos ficar atentos para dois termos normalmente utilizados: valor de face e juros de cupom ou, simplesmente, cupom.

Valor de face: valor de uma obrigação que aparece em seu certificado. Também chamado de valor nominal ou principal.

Cupom: são os juros nominais de um instrumento de dívida, isto é, os juros que aparecem no certificado.

Suponha que a Empresa Alfa tenha convocado uma assembléia de acionistas para aprovar o lançamento (emissão) de novas debêntures não conversíveis, no mercado. Na assembléia de acionistas foi estipulado que cada debênture sairá com o valor de $1.000,00, tendo também sido estipulado juros de 15% ao ano. O valor aprovado foi de 20.000 novas debêntures onde os juros serão anuais e o pagamento do principal no final do contrato, isto é, daqui a cinco anos.

Neste caso qual seria:
- o valor de face das debêntures? Seria $1.000,00.
- o juro de cupom? Seria 15% ao ano.



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