2) A Empresa Beta S/A acabou de emitir um título de dívida de longo prazo com as seguintes características:

Obrigação A
Prazo15 anos
Comissão de underwriting $15
Deságio ou (-)ágio (+) +$10
Cupom 10,5%

O valor de face do título é $1.000, enquanto a alíquota do IR/CS será de 30%. Além da comissão de underwriting, a empresa experimentou gastos administrativos de $20 por título.

Solução

O valor de face é de $1.000, porém, o papel foi comprado pelos investidores por um preço maior. Por quê? O papel foi comprado por $1.010,00 cada, isto é, operou com um ágio de $10 por título.

Isto ocorreu porque os investidores aceitam pagar mais do que 10,5% ao ano, conforme informa o juro de cupom, isto é, eles aceitam ganhar menos do que 10,5% ao ano, logo, o papel neste caso, sofre ágio, ou seja, o investidor desembolsa um valor maior do que o valor de face estipulado no título. Dentre os fatores para a ocorrência de ágio, estaria uma procura muito forte pelo papel.

Observe que o valor de face é de $1.000 por título, para calcular o custo desta operação para a empresa, será necessário calcular o valor líquido que irá entrar no caixa por título, para, logo a seguir, calculamos o valor dos juros anuais, com isso será possível montarmos um DFC (Diagrama do Fluxo de Caixa), e com isso calcularmos o custo efetivo deste empréstimo, chegando ao custo da dívida de longo prazo após IR/CS, ki.



Copyright © 2010 AIEC.