2 - Mercado monetário e não monetário

A responsabilidade de gerenciar recursos nas empresas exige do diretor e do gerente financeiro fortes conhecimentos do modus operandi do mercado financeiro. Por exemplo, não tem o menor sentido um financeiro entrar em contato com o gerente de um banco de investimento para operar desconto de duplicatas e/ou operações de hot money. Estas são operações, no Brasil, típicas de “banco múltiplo” com carteira comercial ou bancos comerciais.

Segundo Assaf Neto (2005) as instituições financeiras podem ser classificadas em dois tipos:

• bancárias ou monetárias;
• não bancárias ou não monetárias.

As instituições financeiras monetárias são aquelas a quem se permite a criação de moeda por meio do recebimento do depósito a vista. Suponha que você tenha acabado de abrir uma conta-corrente no Banco do Brasil. A partir deste momento, você poderá fazer depósitos em sua conta-corrente em dinheiro, em cheque, receber o seu salário por meio da transferência da conta-corrente da organização em que você trabalha para a sua conta-corrente etc. Com isso, você poderá pagar suas obrigações: por meio da emissão de cheques; por cartão eletrônico; por meio de autorização de débito em sua conta-corrente para a conta-corrente de terceiros; da autorização de débito em sua conta-corrente para a emissão de ordens de pagamento etc.

No Brasil, as instituições financeiras captadoras de depósitos a vista são: os bancos múltiplos com carteira comercial; os bancos comerciais; a Caixa Econômica Federal e as cooperativas de crédito.



Copyright © 2010 AIEC.