1 - Conceitos básicos

Imagine uma empresa; você já sabe que o ativo refere-se a investimentos e que, o passivo, a fontes de recursos.

 

 

A empresa em questão seria uma indústria de confecção, onde, por decisão da diretoria, foi aprovada uma expansão no parque fabril. Tal decisão irá exigir desembolso de dinheiro por parte da empresa. Muito bem, onde buscar este dinheiro?

Você já sabe, em função de disciplinas anteriores, que uma empresa quando gera lucro líquido no final do exercício social pode, por exemplo, distribuir parte do lucro para os seus acionistas, ficando o restante do lucro na empresa, com isso, o patrimônio líquido da empresa irá experimentar um aumento via reservas de lucros.

Este aumento poderá ser utilizado pela empresa em novos investimentos no seu parque fabril e/ou ser utilizado para atender suas necessidades de giro. Outra maneira de uma empresa buscar dinheiro seria por meio da emissão de novas ações, com isso, o seu patrimônio líquido seria aumentado via capital social. A empresa poderia buscar dinheiro no mercado financeiro, por meio, por exemplo, da captação de empréstimos junto aos bancos e/ou via emissão de dívidas, com isso, o passivo exigível da empresa iria sofrer um aumento.

Observe que todas estas fontes mencionadas irão exigir remuneração por parte da empresa, portanto, todas as projeções, tanto de receitas quanto de custos/despesas operacionais deverão ser cuidadosamente pesquisadas.



Copyright © 2010 AIEC