7 - Mensuração de risco

Suponhamos que o administrador financeiro da Empresa JJ esteja interessado em analisar o desempenho histórico de um par de ativos: a ação da Empresa A e a ação da Empresa B. A Empresa JJ dispõe de uma folga no seu fluxo de caixa no valor de $100,00 para os próximos 90 dias e o administrador financeiro pretende aplicar a sobra de caixa numa destas duas ações.

O administrador financeiro utilizará instrumentos de medidas fornecidos pela estatística para atender ao seu objetivo de escolha de uma das duas ações.

Para dimensionar o retorno numa carteira com apenas um ativo (ativo isolado), será utilizada a medida de tendência central, média, que irá medir o retorno médio do ativo.

Para a mensuração do risco, serão utilizadas três estatísticas medidoras de risco:

• a variância,
• o desvio-padrão e
• o coeficiente de variação.

Todas essas medidas são conceitos estudados em Estatística.

A média de um conjunto de dados históricos é a soma das entradas de dados históricos dividida pelo número de entradas. Diante de dados estimados (futuros) e com a mesma probabilidade de ocorrência para cada um dos dados, o mesmo processo de cálculo será aplicado. Porém, diante de uma distribuição de probabilidade com chances diferentes de ocorrência para cada um dos dados, a média será apurada com base no somatório do produto de cada dado pela sua respectiva chance de ocorrência.



Copyright © 2010 AIEC