O risco não sistemático também chamado de risco diversificável ou risco específico é aquele tipo de risco que poderá ser diminuído ou eliminado pela diversificação. Esse tipo de risco é aquele que afeta um único ativo (específico) ou um pequeno grupo de ativos.

O risco diversificável é causado por eventos aleatórios como processos judiciários, greves, programas de marketing bem ou mal sucedidos, ganho ou perda de um grande contrato, e outros eventos específicos de uma empresa em particular ou de um pequeno grupo de empresas.

Exemplo

Segundo Damodaran (2006), quando investimos em apenas um ativo (carteira com ativo isolado) estaremos expostos tanto ao risco específico do ativo quanto ao risco de mercado. Se, no entanto, expandirmos nossa carteira para que inclua outros ativos (caderneta de poupança, fundos de renda fixa, fundos de ações, CDBs, RDBs, ações, títulos do governo, imóveis de renda etc.) estaremos diversificando e, ao fazê-lo, poderemos reduzir nossa exposição ao risco específico (diversificável) de um ativo.



Copyright © 2010 AIEC.