1 - Custo de Capital

Ao analisar o relatório que mostra a divulgação do resultado do 4T08 (4º trimestre de 2008) e 12MO8 da Grendene (www.grendene.com.br) somos informados de que a empresa investiu R$22,8 milhões em seu parque fabril durante o ano de 2008. De nada adianta a Grendene aumentar a sua capacidade de produção de calçados se a administração da empresa não souber dimensionar o custo das fontes de dinheiro que a Grendene utiliza em seus investimentos.

Um investimento no parque fabril irá exigir dinheiro não apenas para a compra do imóvel (terreno), da construção do(s) prédio(s), da compra do(s) equipamento(s), do treinamento da mão-de-obra, mas também recursos para atender a variação no ativo realizável operacional líquido ou na variação do capital de giro operacional líquido.

As fontes de dinheiro que a empresa utiliza normalmente têm como origem o patrimônio líquido e o passivo exigível oneroso. É função da administração da empresa estimar o custo de cada uma das fontes de dinheiro utilizada pela empresa. Depois de apurado o custo de cada fonte, será necessário apurar o peso de cada fonte, com isso, será possível calcular o custo de capital da empresa ou o custo médio ponderado de capital – CMPC- ou WACC (weighted average cost of capital).



Copyright © 2010 AIEC.