3 - Custo das ações preferenciais - KP

O custo da ação preferencial aqui estudado irá se restringir àquelas ações preferenciais que no ato de sua emissão garantem aos investidores uma promessa de dividendos periódicos fixos. Em alguns casos, os dividendos de ações preferenciais são especificados em moeda por ano. Por exemplo, $2,0 por ação ou $3,0 por ação etc. Em outros casos, os dividendos preferenciais são estipulados sob a forma de uma taxa anual. Essa taxa representa a porcentagem do valor de face da ação que corresponde ao dividendo anual.

Segundo Brigham e Ehrhardt (2006) o custo componente da ação preferencial usado para calcular o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) é o dividendo preferencial por ação, DP, dividido pelo preço líquido da emissão, NP, que é o valor que a empresa recebe depois de deduzir os custos de emissão.

Equação:


KP = DP/NP

Onde:

KP = custo da ação preferencial
DP = dividendo anual
NP = recebimento líquido auferido pela empresa com a venda da ação

O valor de NP será apurado da seguinte maneira:
NP = preço de venda da ação – despesas com lançamento

Por despesas de lançamento nós temos os desembolsos de caixa que a empresa irá experimentar em função do underwriting (comissão de underwriting para os intermediários financeiros, publicações em jornais, registro em bolsa de valores etc.).



Copyright © 2010 AIEC.