1 - Custo médio ponderado de capital – Ka

Vimos como se calcula o custo das diversas fontes de dinheiro que uma empresa pode vir a utilizar: custo da dívida, custo da ação ordinária e custo da ação preferencial. Agora, precisamos operar o custo de capital de uma empresa olhando ao mesmo tempo para a composição da(s) fonte(s) utilizada(s) pela empresa. Se pensarmos numa sociedade por ações, podemos encontrar as seguintes composições de capital:

a) Ações ordinárias + ações preferenciais + dívida
b) Ações ordinárias + dívida
c) Exclusivamente ações ordinárias.

Portanto, será possível nos defrontar com empresas onde a fonte de dinheiro seja exclusivamente de ações ordinárias. O que não será possível, numa sociedade por ações, é uma situação onde não exista a participação de ações ordinárias.

Para apurarmos o custo de capital ou custo médio ponderado de capital de uma empresa será necessário dispormos do custo específico de cada fonte de dinheiro utilizada pela empresa e o peso (a proporção) de cada uma das fontes. Iremos representar o peso de cada fonte da seguinte maneira:


peso das ações ordinárias = ws
peso das ações preferenciais = wp
peso da dívida/empréstimos = wi
wi + wp + ws = 1,0 ou 100%

Segundo Gitman (2004) os pesos podem ser calculados com base no valor contábil ou no valor de mercado e podem ser usadas proporções históricas ou ideais.



Copyright © 2010 AIEC.