Segundo Brigham e Ehrhardt (2006) o fundamento lógico do método do VPL é a objetividade. Um projeto de investimento com VPL=$0 significa que os fluxos de caixa do projeto são suficientes somente para pagar o capital investido e para proporcionar a taxa de retorno requerida sobre aquele capital. Se um projeto tiver VPL >$0, isto é, VPL positivo, então ele estará gerando mais caixa do que é necessário para pagar a dívida e para fornecer a taxa de retorno requerida ao(s) proprietário(s), e esse excesso de caixa cabe unicamente ao(s) proprietário(s) da empresa. Portanto, se uma empresa colocar em andamento um projeto com VPL positivo, a posição do(s) proprietário(s) será melhorada.

Segundo Matias (2007) ao se calcular o VPL de um projeto de investimento, pode-se chegar a três situações diferentes. Cada resultado tem um significado em relação à viabilidade do projeto de investimento em análise:

• VPL = $0: significa que o projeto pode ser implementado, pois atende exatamente à expectativa de rentabilidade da organização, representada pela taxa de desconto (taxa de corte);
• VPL > $0: quando o resultado é positivo, significa que o projeto vai além das expectativas; portanto, também pode ser implementado;
• VPL < $0: quando o resultado é negativo, significa que o projeto não atende à expectativa de rentabilidade, por isso não deve ser implementado. O resultado negativo não significa, necessariamente, que o projeto dará prejuízo, significa que ele não atende a taxa de desconto (taxa de corte) estipulada pela empresa.



Copyright © 2010 AIEC.