2) Projetos mutuamente excludentes. Suponhamos que os projetos A e B, de igual risco, são alternativas de expansão da capacidade produtiva da Empresa JJ S.A. A seguir os fluxos de caixa estimados dos projetos.

Ano
Investimento A
Investimento B
$
$
0
-100
-100
1
50
20
2
40
40
3
40
50
4
30
60

Nesse exemplo teremos um cálculo novo, a intersecção de Fisher (ponto de equilíbrio). Iremos operar também o valor do VPL para as seguintes taxas de desconto anuais: 0%, 5%, 10%, 15%, 25%. Com base nessas informações, pede-se:

(1) DFC estimado para cada projeto. (2) Estimar a IRR e justificar a escolha do projeto excludente. (3) Estimar o VPL e justificar a escolha do projeto excludente para cada taxa de corte. (4) Estimar a taxa de desconto para o ponto de Fisher (ponto de equilíbrio) e o VPL dos projetos. (5) Apresentar o gráfico cartesiano envolvendo os dois projetos excludentes. (6) Fazer o resumo de todas as decisões com base nos métodos do VPL e da IRR. (7) Tomar a decisão de investimento supondo uma taxa de desconto (taxa de corte) de 5% ao ano. (8) Suponhamos que os projetos não fossem mutuamente excludentes, mas independentes, como seria a decisão para cada taxa de desconto?

Solução

3) Projetos mutuamente excludentes. Suponhamos que os projetos A e B, de igual risco, são alternativas de expansão da capacidade produtiva da Empresa JJ S.A. A empresa tem capacidade para levantar o capital necessário para investir em projetos futuros. A seguir os fluxos de caixa estimados dos projetos.

Ano
Investimento A
Investimento B
$
$
0
-130
-100
1
25
54
2
35
40
3
45
30
4
50
10
5
55
5

Nesse exemplo iremos operar os três métodos estudados. Para o cálculo do VPL vamos operar mais as seguintes taxas anuais de desconto: 0%, 11,5%, 15,25%, 17% e 20%. Com base nessas informações, pede-se:

(1) DFC estimado para cada projeto. (2) Estimar o período de payback de cada projeto excludente e fazer a escolha do projeto excludente com a devida justificativa. (3) Estimar a IRR e justificar a escolha do projeto excludente. (4) Estimar a taxa de desconto para o ponto de Fisher (ponto de equilíbrio) e o VPL dos projetos. (5) Estimar o VPL e justificar a escolha do projeto excludente para cada taxa de desconto do nosso exemplo. (6) Apresentar o gráfico cartesiano envolvendo os dois projetos excludentes. (7) Fazer o resumo de todas as decisões com base nos métodos do VPL e da IRR. (8) Tomar a decisão de investimento supondo uma taxa de desconto (taxa de corte) de 11,5% ao ano. (9) Suponhamos que os projetos não fossem mutuamente excludentes, mas independentes, como seria a decisão para cada taxa de desconto?

Solução



Copyright © 2010 AIEC.