Observe que, na hipótese de a economia nacional encontrar o caminho da estabilização e ocorrer um ciclo de crescimento sustentável, a empresa, como desafiante, terá que enfrentar o dissabor de perder participação no mercado, assim como, o seu objetivo de tornar-se líder de mercado.

Entende-se que a pior das situações seria a empresa subestimar os seus concorrentes no mercado interno. Sucede que a retomada da posição de mercado, poderia levar vários anos em ambiente de competitividade, exigindo redução da margem de lucro dos produtos comercializados.

A decisão de terceirização acarreta elevação nos custos, devendo a empresa também sacrificar sua margem de lucro no mercado interno, para manter seus preços de venda nos níveis atuais.

A terceira opção admite que os novos maquinários entrariam em funcionamento quase imediatamente, não estando previsto qualquer período de maturação.

O caso introduz para um problema de decisão seqüencial, em que uma liberação, no presente, envolve a tomada de outras decisões, ao longo do tempo.

A solução do caso é desenvolvida de maneira mais lógica, por meio de árvores de decisão.



Copyright © 2010 AIEC.